Oficina 18: TP2 – Unidade 6 - Maria Antonieta Antunes Cunha– 17/04/10
Objetivos:
Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período.
Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos, e análise lingüística).
Parte I – Teoria - – Os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período.
Parte II – Discussão da Teoria -
Como registrado em vários textos enfocando a escola, seria interessante que os pontos de vista registrados nos textos das duas unidades fossem comentados, de modo que vocês refletissem sobre a escola onde cada um trabalha: seus acertos e seus problemas; valores e atitudes que a escola costuma reforçar ou transformar e sobre a forma como isso se dá; como cada um se sente, atuando como professor. A produção de textos, sugerida na atividade 14, pode ser o ponto de partida para esse momento de troca.
Parte III –Avançando na Prática
Pedir a cursistas para contar como aplicaram um dos Avançando na prática, desde o planejamento da atividade até a avaliação.
Deixar que as outros cursistas opinem, comentem, avaliem, assim como dêem sugestões para novas aplicações dos Avançando escolhidos.
Momento de troca em que você também deve fazer perguntas, pedir esclarecimentos e sugerir.
Importante é que acertos e dificuldades sejam partilhados e discutidos, para o aprimoramento da prática de todos.
Parte IV - Proposta de atividade com textos - Formar equipes de três colegas:
Escolher um dos textos (o trecho inicial (prólogo) de A menina e o vento de Maria Clara Machado e poema Quatro de Leo Cunha);
Planejar uma atividade de interpretação e de produção de texto;
Planejar outra atividade de análise lingüística;
Apresentar as conclusões aos demais grupos - escolher um relator, ou a parte que cada um vai apresentar.
Parte IV - Avaliação
Avaliar com as cursistas se o objetivo da oficina foi atingido e se a unidade trouxe novidades, se aprenderam algo novo, que reflexões geraram. Pedir para que todas se expressem.
Para as presentes, o objetivo da oficina foi atingido com sucesso. Para elas estas unidades do TP reforçaram a concepção que têm de gramática e como trabalhar em sala de aula. Ressaltando a importância de se trabalhar as regras gramaticais como os alunos para que possam aplicá-las em qualquer situação sócio-comunicativa
terça-feira, 18 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário