quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FOI ASSIM A OFICICINA 08...

A Oficina 08 do Gestar II foi realizada em quinze de agosto. Ao chegar à sala coloquei sobre a mesa de cada cursista um kit, contento: uma borracha branca, um clipe, uma borrachinha amarela (em forma de círculo), uma pequena corrente dourada, uma bala doce e um papel dobrado. Todas queriam saber qual a finalidade do kit. Suspense!!! No primeiro momento dos trabalhos, as cursistas foram informadas da antecipação da segunda etapa de formação dos professores formadores, de 24 a 28 de agosto, e não mais em setembro como previsto no cronograma fornecido a elas. Discutimos sobre as atividades aplicadas e a serem aplicadas e a organização dos portfólios. Foram entregues, a pedido da coordenadora Sandra da SRE-Montes Claros, os termos de compromisso do cursista. A redação do termo não foi bem recebida pelos cursistas, que recusaram a assiná-lo de imediato declarando a insatisfação nas salas. Durante o lanche houve manifestação de desagrado por parte de um cursista e apoiado pelos demais. Combinei com minhas cursistas que pensassem melhor e analisassem o documento para entregarem na próxima oficina 12/09/09. Alguns questionamentos foram feitos sobre determinados aspectos administrativos do Gestar II, diante da expectativa do encontro com as coordenadoras da SEE-MG, as questões foram devidamente anotadas para serem encaminhadas às coordenadoras. Os relatos da aplicação dos “avançando” foram proveitosos com participação expressiva das cursistas, e segundo os relatos, as atividades escolhidas aconteceram sem grandes surpresas e maiores dificuldades dos alunos.
Hora de acabar com o mistério do kit. Pedi que abrissem o saquinho transparente contendo os objetos e dissessem o que cada um deles representava para elas. Foi uma sucessão significados, todos com suas respectivas explicações. Momento de pura descontração e risos. Pedi então que desdobrassem o papel e lessem as instruções contidas nele.

Kit Felicidade

Este é o nosso kit felicidade que deve nos acompanhar durante nossa trajetória.
Nele você encontrará o indispensável:
Uma corrente de pedras preciosas representando a família e os amigos mais íntimos. Eles valem ouro.
Um elástico representando seu circulo de amizades. O seu tamanho dependerá da sua capacidade e desejo de relacionar-se com os outros.
Um clipe para juntar todos os ensinamentos e experiências positivas.
Uma borracha... É melhor apagar os mal entendidos. Ela representa o perdão, o coração aberto, amigo, sem preconceitos.
E lembre-se de levar consigo balas, para que os doces momentos deste curso relembrem a magia da VIDA!
Utilize o kit e seja feliz!

Julimar Martins
Formadora do
Gestar II – Agosto 2009

A dinâmica atingiu o objetivo esperado, que era descontrair e deixar uma mensagem de incentivo pela participação do Gestar. Tivemos que ir para o lanche, ninguém podia falar, pois resolveram adoçar o momento degustando as balinhas.
Foi realizada a atividade proposta no TP para esta oficina. Algumas cursistas já desenvolveram atividade semelhante com seus alunos e as que não o fizeram ficaram bem entusiasmadas para fazê-lo. Assim encerramos a oficina aguardando as novidades do segundo encontro de formação.