segunda-feira, 29 de junho de 2009

SOBRE A OFICINA 06 - TP 3, 20/06/2009

No dia 20/06/2009 foi realizada a terceira oficina em Montes Claros. Esta oficina corresponde a Oficina 06 do programa Gestar II. A primeira parte das atividades desenvolvidas neste encontro foi destinada aos comentários sobre as unidades 11 e 12 da TP 3, estudadas pelas cursistas - na nossa turma só há mulheres. Os comentários mais recorrentes foram a respeito da “classificação” da seqüência tipológica preditivo, que para a maioria foi novidade. Para uma cursista, ocorre apenas uma criação de nomenclaturas e divisões, baseadas nas necessidades de se vender livros e atender produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para outra, existem linhas de pesquisas e o programa optou por uma delas. Como “mediadora” da discussão chamei a atenção do grupo para a capacidade e competência, pertinente a cada uma, em analisar as teorias apresentadas, verificando a utilidade e necessidade, de se fazer adequações no momento de levá-las aos alunos. Considerando o nível de aprendizagem e amadurecimento dos mesmos. No âmbito geral da discussão, o grupo considerou muito importante o estudo teórico, pois, “assim temos mais segurança para trabalharmos gênero e tipos textuais”, fala de uma cursista endossada pelo grupo. No segundo momento, foram feitos os relatos de aplicação do Avançando na prática. Por estarmos com o cronograma de realização do programa bem apertado, foi solicitado que aplicassem dois avançando, um das unidades 9 ou 10, e outro das unidades 11 ou 12. De acordo com as cursistas, foi trabalhada a parte teórica seguida do avançando. Algumas cursistas tentaram realizar em todas as turmas que trabalham, mas foi muito trabalhoso e não deram conta de realizar as duas atividades para a oficina. Pois, houve o feriado e havia outras atividades já programadas pela escola o que dificultou a realização do avançando. Aquelas cursistas que não puderam realizar as duas atividades se comprometeram a aplicar a que não realizada para a próxima oficina. Segundo os relatos, a prática foi muito bem recebida pelos alunos, que se envolveram de forma bem entusiasmada. Algumas confessaram surpresa com a participação e com os resultados das atividades. Principalmente as cursistas que escolheram as turmas cujos alunos apresentam nível de aprendizagem mais lento em relação a outros alunos. Ao descreverem a realização das atividades, as demais cursistas foram localizando na TP o avançando referido para que pudessem acompanhar o relato com maior interesse. A dificuldade mais acentuada encontrada foi na construção da biografia, pois, os alunos do sexto ano tiveram dificuldade em escrever o texto iniciado em terceira pessoa e dar continuidade usando a mesma pessoa. Alegaram que como estavam se referindo a vida deles, poderia usar a primeira. Momento de esclarecimento pelo professor. Os demais relatos foram bem proveitosos e de acordo com os cursistas a aplicação foi bem tranqüila. Algumas cursistas reclamaram da falta de apoio das escolas, principalmente no tocante ao material necessário para a realização das atividades. Segundo as mesmas foi necessário que arcassem com as despesas das cópias xerográficas e demais materiais utilizados. Como já havia recebido pessoalmente e por e-mail esta reclamação, e já havia repassado a Coordenadora da SRE, que enviou mensagem a SEE relatando o ocorrido. Os formadores foram instruídos a passarem um endereço eletrônico aos cursistas, para que pudessem fazer solicitações de apoio diretamente a SEE. No momento final, houve a motivação do estudo da TP 4, e o “Para casa”, estudar as unidades 13 e 14 da referida TP, seguida da aplicação de um Avançando para a próxima oficina que acontecerá no dia 11/07/2009

O estudo da TP 3 revela as escritoras-cursistas de Montes Claros...

As lavadeiras

Ensaboa, bate, torce
Retorce o corpo
No movimento frenético
Como se o tempo voasse
O tempo corre, a água passa
A lavadeira também passa...
Mãe, filha, neta
A saudade é grande
O tempo não leva
A pedra é pesada
A água não move
A orquestra se afina
Num plaft... plaft...
Da pedra tambor
O chuá... chuá da água
Que não vai retomar
Passa o tempo
Passa a água
Passa a mulher
Esguia
Rechonchuda
Carrancuda
Cantarolante
Dançante

Assim corre a vida
De quem vive a lavar.

Ildene da Soledade Soares dos Passos
Montes Claros, 06 de junho de 2009.

Cordel solidário - cursista Rita Câmara - Oficina dia 06/06/2009

Na rota do mistério

Rita Câmara

O air bus da AIR FRANCE desapareceu
Muita gente famosa morreu
A França as caixas pretas quer achar
O mundo se põe a chorar
Os destroços que foram encontrados
Estavam a 500 km espalhados

Um montesclarense desapareceu
Nesta terra o engenheiro cresceu
Sua luta enorme para estudar
E Petrobras enfim chegar
Morou e cresceu nesta terra com esta gente
Mas partiu desta forma infelizmente

Os parentes foram ao Rio de Janeiro
Saber da morte do engenheiro
Por seu falecimento ficou conhecido
Muito triste o fato ocorrido
Sua mãe na missa desmaiou
Do filho amado ela lembrou

Hilton Silveira, nato monsteclarense
Deixou saudoso o cruzeirense
Essa tragédia em pleno ar
Deixa em mistério a rondar
Estará o AIR FRANCE no fundo do mar?
Ou por fim veio a se desintegrar?

O Le Mond em nota publicou
O piloto na velocidade errou
Foram quatro minutos para falar
E depois a aeronave a falhar
A mancha de óleo no mar
O AIR FRANCE fez foi afundar?

O Brasil o caso a acompanhar
A TV, o rádio, a net a falar
Onde vai resultar este caso misterioso?
Onde o povo chora doloroso
Detetives estão surgindo
O caso repercutindo

A França fala com idéia remota
E não tem quem não nota
Os jornais em grande repercussão
Gritam pela finalização
Deste grande acidente de avião
Que sumiu ou não?

Uns contam uma história
Mas aquela estranha trajetória
Do Air Bus é assunto constante
É comentário interessante
Para hipotéticos investigadores
Na realidade fazem-se descobridores

O Air France 330 – vôo 447 é fruto da imaginação
Houve enfim uma explosão?
O avião no ar sumiu
E o povo não mais sorriu

Montes Claros, 06 de junho de 2009.