quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estudo do TP 6

As oficinas foram realizadas nos dia 14/11 e 12/12/2009. Optei por postar as avaliações de cada oficina, respectivamente. Sintetiza o trabalho das cursistas, angústias, realizações e satisfações com o estudo deste TP.
As cursistas apresentam bom nível de conhecimento e prática em relação aos conceitos estudados e discutidos nas unidades 21 e 22 do TP. Há uma angustia muito grande em relação à correção dos textos produzidos pelos alunos. Externaram a dificuldade que tem ao segmentarem os textos para correção, avaliarem ortografia para posteriormente avaliarem coesão, por exemplo. “Quando vejo já estou avaliando todos os aspectos” diz uma delas. Outra dificuldade é quanto ao acompanhamento da evolução do aluno: a carga horária dupla nem sempre possibilita o acompanhamento desejado. Os planos de aula com base na atividade proposta ficaram muito bons, serão repassados a todas as cursistas.
Ao trabalhar as unidades anteriores com as cursistas percebemos a necessidade de aprofundarmos o estudo do texto argumentativo. Esse tipo de texto é trabalhado, e na maioria das vezes só, é trabalhado de forma geral no nono ano e é retomado no terceiro ano do ensino médio. E esta é uma angústia de nós professores de Língua Portuguesa, pois, sentimos a necessidade se trabalhar o texto argumentativo mais sistematicamente deste as séries iniciais do ensino fundamental. Aprofundamos este estudo para dar mais segurança e incentivo as cursistas para introduzirem o estudo a partir do sexto ano. As cursistas aprovaram a decisão e se sentiram privilegiadas com a atitude. E se disseram prontas para incluir o estudo no planejamento de 2010, seja em qualquer ano que forem trabalhar.