segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FOI ASSIM MAIS UMA OFICINA...

A oficina 09 do Gestar foi realizada em 12/09/09. Havia muitas expectativas por parte dos cursistas por essa oficina, pois foi a primeira após o segundo encontro dos formadores, que aconteceu em Belo Horizonte. Na ultima oficina houve um número significativo dúvidas administrativas em relação ao Gestar e esperávamos obter respostas com a coordenação da SEE-MG, mas infelizmente não tivemos acesso às coordenadoras para que pudéssemos sanar as dúvidas. Frustração dos formadores. Foi encaminhado à SEE documento solicitando a dispensa do cumprimento do Módulo II, como foi anunciada na divulgação do programa, a parte destinada a reunião de planejamento na escola. Já que, o estudo da teoria do Gestar e preparação da aplicação das atividades do programa requerem do cursista tempo superior ao ser cumprido no Módulo II e ao destinado as horas não presenciais do programa. O estudo faz com que o professor prepare aulas mais dinâmicas e interessantes para o aluno, cumprindo assim o objetivo do planejamento na escola. Aguardamos resposta da SEE. Nessa oficina, nós formadores optamos por fazê-la com um grupo maior. Estando presentes as formadoras e os cursistas de Capitão Enéas, Juramento e Montes Claros com o objetivo de ampliarmos a discussão da teoria e socialização da prática. O objetivo foi alcançado satisfatoriamente. O estilo foi tema bastante discutido, pois o novo aspecto abordado pelo TP faz com que repensemos o conceito que se tinha até então de Estilo. Algumas cursistas se mostram mais resistentes com a nova abordagem recaindo sempre no conceito que se tinha, o estilo como algo quase inconsciente e não intencional. Após a discussão ficou claro os diferentes enfoques e como a escolha do gênero textual auxilia nesse impasse. Quando escolhemos o gênero a nossa intenção comunicativa fica clara. Escolhemos assim o léxico a ser usado, e escolhemos o gênero que atenda toda situação de formalidade e informalidade. A questão do Estilo na literatura foi abordada sem maiores tensões, é ponto bem aceito por todos. Outro tema bem discutido foi a Coerência. A coerência como fator externo ao texto, dependente do conhecimento de mundo do escritor e ainda mais do leitor, para a maioria ficou claro e foi bem aceita essa abordagem. Para outros nem tanto, apesar de concordarem a principio, vimos que na prática foi um pouco diferente. Foi nas apresentações da atividade proposta para a oficina que se verificou essa contradição. Ao verificar o cartaz da atividade uma cursista o considerou “fraco”, alegando que há outras propostas melhores. Para outra cursista o cartaz atendeu perfeitamente a proposta. Relatou ao grupo ter lido a proposta da atividade e pesquisado na internet os projetos desenvolvidos pela empresa citada no cartaz. Expôs ao grupo que cada figura presente no cartaz representava projetos desenvolvidos pela empresa e como cada projeto ali ilustrado estava bem casado com a proposta da atividade. Para ela o cartaz era coerente porque ao buscar os elementos que lhe proporcionasse uma leitura mais eficiente, trouxe os elementos de coerência ao texto. Chamando a atenção do grupo para esse acontecimento e podendo verificar como a teoria é validada pela prática, encerramos mais uma oficina do Gestar II.