quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Auto-avaliação

Ao chegar ao fim da formação do Gestar II sinto-me realizada. E mais realizada ainda por ter participado como formadora. Com a certeza de feito a escolha certa ao me afastar da vice-direção da escola que trabalho para participar do programa, apesar de não saber como seria, esperava que fosse bom. E como está sendo bom!
O Gestar II me trouxe o desejo de novas descobertas, novos fazeres. Até superei alguns obstáculos tecnológicos! O computador para mim era uma máquina de escrever bem legal. Senti-me desafiada quando a Tamar falou do tal do blog, não tinha noção do que era aquele negócio, mas eu ia fazer um! E estou fazendo! Apanho do obstáculo tecnológico algumas vezes, mas estou aprendendo um pouco mais a cada dia e a cada novidade sugerida pela Tamar.
Ainda não consegui colocar fotos, mas ei de conseguir!
Quando saímos da universidade achamos que vamos revolucionar o ensino com nossas teorias infalíveis. Entramos na sala de aula e descobrimos que elas não são tão infalíveis assim.
Frustração...
Daí em diante qualquer teoria torna-se sinônimo de fracasso.
Vem o Gestar II e traz a “teoria prática”. Algo possível de ser realizado e que funciona. Excelente material, com linguagem simples, prática e objetiva e a troca de fazeres. Sou privilegiada por ter tido a oportunidade de participar como formadora, pois assim pude aprender com a experiência de colegas com mais tempo de docência do que eu, com menos tempo, de regiões diferentes da minha e com colegas da minha região, as cursistas.
Durante a socialização nas oficinas questiono onde estavam todas aquelas experiências e vivencias, e porque eram guardadas para cada um. A troca de experiências foi relevante para a boa aceitação e desenvolvimento do Gestar II na minha cidade. As oficinas são momentos de reflexão, estudo e troca, e muito prazerosos. Não ficamos estudando teorias pouco funcionais. Estudamos a teoria para aplicá-la em seguida, com mais segurança do que estamos ensinando aos nossos alunos e colhendo resultados. Alguns imediatos, outros a um prazo mais longo, mas sabemos que ensinamos algo significativo para a formação de nossos alunos.
Sinto que está havendo mais cumplicidade entre todos os participantes do programa e isso é relevante para nós professores de língua portuguesa.
O meu trabalho, em sala de aula, não é o mesmo depois da participação no Gestar II. Os problemas estão lá, mas os vejo de outro ângulo. Com certeza que posso contribuir de forma mais significativa na amenização deles. A proposta do programa é bem próxima da realidade da sala de aula, seja qual for a clientela atendida pela escola que o abraçou.
Enfim, me surpreendo a cada dia como posso aprender coisas novas, e o melhor com aqueles que tenho a função de ensinar num primeiro momento, os alunos e com o Gestar II, as cursistas.
Torço para que esta formação seja estendida a outros colegas que não puderam participar desta.
E continuo aprendendo e refazendo minha prática a cada dia.