quinta-feira, 16 de julho de 2009

E AS ATIVIDADES FICAM MAIS INTERESSANTES A CADA ENCONTRO!

Em 11 de julho de 2009, foi realizada a Oficina 07 do programa Gestar II. Tendo como base de estudo as unidades 13 e 14 do TP 4. A primeira parte foi destinada a discussão da teoria abordada nas unidades estudadas. A leitura, escrita e cultura, unidade 13 que tem como seções: o letramento, letramento e diversidade cultural, Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita na escola; O processo da leitura, unidade 14, como seções: Onde está o significado do texto?, Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto e Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto. Foi colocado as cursistas o questionamento acerca do conceito de ”Letramento” Como complemento foi lido e comentado um texto com base em um depoimento dado a um jornal do grande ABC, da Professora Magda B. Soares. A discussão foi bem interessante, as cursistas tem consciência da importância da alfabetização estar atrelada ao letramento, apesar de serem formas distintas de conhecimento e prática. A questão cultural e o processo de leitura e escrita seguiu o mesmo caminho da discussão anterior, detêm conhecimento da teoria e segundo as mesmas procuram aplicar em sala de aula. Foi ressaltado a importância de proporcionar ao aluno a oportunidade de LER, para que ele encontre o segmento textual que lhe desperte maior interesse e possa assim desenvolver o hábito da leitura. Foi ressaltada pela formadora a importância da leitura oral, para que os alunos possam observar as diferenças entre a leitura silenciosa e desenvolvam “o saber ouvir”. O que foi bem recebido pelas cursistas e algumas fizeram breves relatos de suas práticas dessa aplicação. As cursistas estão mais à vontade com o grupo, tornando o momento dos relatos da aplicação do avançando na prática menos “tensos”. Tornou-se necessário definir um número fixo de no máximo três depoimentos por oficina, tendo em vista o cumprimento das atividades programadas. Os relatos, desta oficina, giraram em torno do avançando das páginas 41 e 51. Segundo as cursistas, a escolha foi feita de acordo com a época de festas juninas realizadas nas escolas casando bem coma proposta do Avançando. Atividade que causou uma surpresa muito boa, pelo empenho e dedicação dos alunos. Resultando em produções de excelente resultado. Foi desenvolvida a atividade proposta para esta oficina com base no texto “Cidadezinha qualquer” de Carlos D. de Andrade. As propostas de exploração do texto foram apresentadas por cada grupo. Após cada apresentação, o grupo proporcionou abertura para esclarecimentos, aos demais grupos, acerca das questões propostas e aceitando sugestões de outras possíveis questões a serem trabalhadas de acordo com o ano cursado pelos alunos. O que ocorreu com serenidade, passividade, respeito e boa aceitação de toda a turma. As atividades serão digitadas pela formadora que irá socializar com toda a turma, para que possam trabalhar com seus alunos. Como lição de casa: o estudo das unidades 15 e 16, aplicação de um avançando na prática e relatório da atividade para o dia quinze de agosto de 2009. Segundo as cursistas as atividades desenvolvidas nas oficinas estão ficando melhores a cada encontro. Com votos de bom descanso (e estudo) no recesso escolar de dezoito de julho a dois de agosto de 2009, encerramos mais uma oficina do Gestar II.