Abrimos a oficina deste sábado com uma homenagem pela passagem do dia dos professores. Com declamação, pelas formadoras, de poesia e mensagens de reconhecimento pela grandiosidade do trabalho realizado por nós, professores. Teve mensagem e pirulitos!!!
Seguindo o planejamento houve a leitura da Circular DCRH/SRH Nº. 132/2009 de 19/10/2009, que trata de algumas providências solicitadas à SEE, pelos formadores durante a capacitação realizada em agosto de 2009, em Belo Horizonte. Foi repassado às cursistas o cronograma previsto até o final do programa, alertando-as para a possibilidade de alterações.
Passamos então para o objetivo principal da oficina. O acompanhamento, orientações e discussões da estruturação do projeto solicitado no início da capacitação. Foram entregues e discutidos orientações dos passos do projeto, segundo o Guia Geral. As cursistas apresentaram um nível de conhecimento do assunto.
Foi desenvolvida ainda uma atividade relacionada a Estilo: criação e apresentação de um texto panfleto publicitário com o princípio da negação. Os trabalhos ficaram muito bons!
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Oficina 09 – Deu Certo!!!!
Na oficina anterior, havíamos planejado a exibição do filme. Mas... cadê o som? Estava tudo mudo...
Nesta oficina trabalhamos conteúdos do TP 5 relacionando-os ao filme “Narradores de Javé”. Por indisponibilidade de equipamentos, para exibição do filme, para cada formador e sua turma, realizamos a oficina junto com as demais turmas de Língua Portuguesa.
Após assistirem ao filme, as cursistas formaram pequenos grupos e receberam algumas perguntas condutoras da discussão.
1- Qual o papel do escriba naquela comunidade?
2- Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba?
3- Como pode ser percebida a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
4- Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
5- Aponte marcas estilísticas dos narradores?
6- Como a coerência é construída no filme?
7- Há coesão em Narradores de Javé? Justifique sua resposta.
8- Que elementos de textualidade são apresentados no filme?
Logo após houve um debate com todos os grupos.
A discussão superou as nossas expectativas em outros aspectos levantados pelas cursistas. Sentimos que estudo do TP 5 foi concluído com sucesso.
Nesta oficina trabalhamos conteúdos do TP 5 relacionando-os ao filme “Narradores de Javé”. Por indisponibilidade de equipamentos, para exibição do filme, para cada formador e sua turma, realizamos a oficina junto com as demais turmas de Língua Portuguesa.
Após assistirem ao filme, as cursistas formaram pequenos grupos e receberam algumas perguntas condutoras da discussão.
1- Qual o papel do escriba naquela comunidade?
2- Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba?
3- Como pode ser percebida a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
4- Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
5- Aponte marcas estilísticas dos narradores?
6- Como a coerência é construída no filme?
7- Há coesão em Narradores de Javé? Justifique sua resposta.
8- Que elementos de textualidade são apresentados no filme?
Logo após houve um debate com todos os grupos.
A discussão superou as nossas expectativas em outros aspectos levantados pelas cursistas. Sentimos que estudo do TP 5 foi concluído com sucesso.
Assinar:
Postagens (Atom)