segunda-feira, 29 de junho de 2009

SOBRE A OFICINA 06 - TP 3, 20/06/2009

No dia 20/06/2009 foi realizada a terceira oficina em Montes Claros. Esta oficina corresponde a Oficina 06 do programa Gestar II. A primeira parte das atividades desenvolvidas neste encontro foi destinada aos comentários sobre as unidades 11 e 12 da TP 3, estudadas pelas cursistas - na nossa turma só há mulheres. Os comentários mais recorrentes foram a respeito da “classificação” da seqüência tipológica preditivo, que para a maioria foi novidade. Para uma cursista, ocorre apenas uma criação de nomenclaturas e divisões, baseadas nas necessidades de se vender livros e atender produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para outra, existem linhas de pesquisas e o programa optou por uma delas. Como “mediadora” da discussão chamei a atenção do grupo para a capacidade e competência, pertinente a cada uma, em analisar as teorias apresentadas, verificando a utilidade e necessidade, de se fazer adequações no momento de levá-las aos alunos. Considerando o nível de aprendizagem e amadurecimento dos mesmos. No âmbito geral da discussão, o grupo considerou muito importante o estudo teórico, pois, “assim temos mais segurança para trabalharmos gênero e tipos textuais”, fala de uma cursista endossada pelo grupo. No segundo momento, foram feitos os relatos de aplicação do Avançando na prática. Por estarmos com o cronograma de realização do programa bem apertado, foi solicitado que aplicassem dois avançando, um das unidades 9 ou 10, e outro das unidades 11 ou 12. De acordo com as cursistas, foi trabalhada a parte teórica seguida do avançando. Algumas cursistas tentaram realizar em todas as turmas que trabalham, mas foi muito trabalhoso e não deram conta de realizar as duas atividades para a oficina. Pois, houve o feriado e havia outras atividades já programadas pela escola o que dificultou a realização do avançando. Aquelas cursistas que não puderam realizar as duas atividades se comprometeram a aplicar a que não realizada para a próxima oficina. Segundo os relatos, a prática foi muito bem recebida pelos alunos, que se envolveram de forma bem entusiasmada. Algumas confessaram surpresa com a participação e com os resultados das atividades. Principalmente as cursistas que escolheram as turmas cujos alunos apresentam nível de aprendizagem mais lento em relação a outros alunos. Ao descreverem a realização das atividades, as demais cursistas foram localizando na TP o avançando referido para que pudessem acompanhar o relato com maior interesse. A dificuldade mais acentuada encontrada foi na construção da biografia, pois, os alunos do sexto ano tiveram dificuldade em escrever o texto iniciado em terceira pessoa e dar continuidade usando a mesma pessoa. Alegaram que como estavam se referindo a vida deles, poderia usar a primeira. Momento de esclarecimento pelo professor. Os demais relatos foram bem proveitosos e de acordo com os cursistas a aplicação foi bem tranqüila. Algumas cursistas reclamaram da falta de apoio das escolas, principalmente no tocante ao material necessário para a realização das atividades. Segundo as mesmas foi necessário que arcassem com as despesas das cópias xerográficas e demais materiais utilizados. Como já havia recebido pessoalmente e por e-mail esta reclamação, e já havia repassado a Coordenadora da SRE, que enviou mensagem a SEE relatando o ocorrido. Os formadores foram instruídos a passarem um endereço eletrônico aos cursistas, para que pudessem fazer solicitações de apoio diretamente a SEE. No momento final, houve a motivação do estudo da TP 4, e o “Para casa”, estudar as unidades 13 e 14 da referida TP, seguida da aplicação de um Avançando para a próxima oficina que acontecerá no dia 11/07/2009

Nenhum comentário: