quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SOCIALIZAÇÃO DA OFICINA AVALIATIVA

A primeira oficina avaliativa do Gestar II foi realizada em 07/11/2009. Anagrey, Cristina, Danielle, Janete e eu, planejamos esta oficina em grupo (como sempre). Optamos por fazer a avaliação dessa primeira etapa do curso, em forma de questionário. Podendo assim verificar vários aspectos do curso e para sermos mais objetivas. Procurei fazer um apanhado geral das respostas das cursistas, abordando o ponto de vista e experiência mais relevantes de cada uma.

1. Como acontece o Gestar II em sua escola e na sala de aula?

Na escola: Há dois grupos, um acontece de forma tranqüila, diretores receptivos e dando apoio, material, e possibilitando ajustes quando necessitam ausentarem da escola para as oficinas. O outro não recebe o apoio que necessita para desenvolver o trabalho, mas o faz com recursos próprios.

Na sala: Para uma minoria, algumas oficinas acarretam transtornos, pois é necessário parar o conteúdo que está sendo trabalhado para aplicar o avançando na prática. Já para a maioria não, é possível conciliar as atividades ao plano de curso já traçado para o ano letivo.


2. Fale sobre a sua concepção de Língua antes e depois do Gestar II.

Para a maioria não houve mudança na concepção de Língua, houve sim aperfeiçoamento do conceito internalizado. Reproduzo aqui parte da resposta de uma das cursistas: “Após o Gestar II a concepção de língua “viva” ficou mais clara, a presença dos gêneros textuais como uma realidade na vida dos alunos se tornou mais presente e as produções textuais se tornaram mais freqüentes.”

3. Comente os conceitos apreendidos nos TPs 3, 4 e 5.


Todos os TPs foram muito elogiados, assim como a forma de abordagem dos temas. O TP 3 foi considerado pela maioria como o melhor até agora. Podendo ser utilizado a todo o momento nos planejamentos.
A distinção de alfabetização e letramento foi um achado, pois praticamente todas não conseguiam distingui-los com tanta clareza como foi abordado no TP 4.
Os conceitos de coerência e coesão foram muito esclarecedores, assim como as sugestões de atividades, pois é uma das grandes dificuldades dos alunos.

4. A partir dos conceitos apreendidos, como você aprimorou o planejamento das suas ações pedagógicas?

O material é muito dinâmico e interessante, o seu estudo proporcionou maior segurança ao trabalhar alguns conteúdos e enriqueceu as aulas tornando-as mais criativas, dinâmicas e interessantes.

5. Qual material do Gestar II foi mais útil na sua prática pedagógica?

Em primeiro lugar ficou os TPs, que deram suporte para a execução do trabalho realizado até aqui. Em segundo os AAAs.

6. Foi preciso fazer adequações do material do Gestar II para atender as necessidades dos seus alunos? Quais?


Algumas cursistas não necessitaram de fazer adequações. Outras fizeram em alguns avançando na prática para adequar os textos ao nível dos alunos, outras por falta de material utilizaram textos que já haviam sido utilizados em sala.

7. Como foi a aceitação do Gestar II pelos alunos?

Excelente. Algumas explicaram aos alunos o programa e explicaram que eles faziam parte Gestar II, outras não. O primeiro grupo percebeu uma mudança de comportamento e atitudes diante das atividades do programa, e também certa elevação da auto-estima. O segundo, apesar de não comunicá-los que as atividades fazem parte do Gestar II, relatou que a aceitação e empenho na realização das atividades são surpreendentes. Atribuem o interesse dos alunos ao bom material que tem em mãos.
Havendo máquina fotográfica então...
Mas saliento aqui o empenho dos professores-cursistas, que estudam e fazem um bom uso do material do Gestar II.

8. Quais as dificuldades de leitura mais comuns encontradas nas atividades dos seus alunos?

Falta hábito de leitura.
Alguns ainda apresentam certas dificuldades na decodificação da língua. Principalmente os dos sextos anos.
Outros apresentam problemas relacionados coerência e coesão, inferência, compreensão e interpretação de textos verbais mais complexos, interpretação de propagandas e humor nas tirinhas e charges, vocabulário restrito, na leitura oral a não obediência aos sinais de pontuação e fluência.

9. Quais as dificuldades de escrita mais comuns?

Alguns ainda não transitam entre oralidade e escrita registra da forma que falam.
Os aspectos ortográficos como fonema /letra, uso das letras maiúsculas, acentuação gráfica, pontuação. Uso de parágrafos. Concordância de forma geral.
Unanimidade: dificuldade no uso de elementos coesivos.

10. De que forma você procura solucionar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos?

Incentivo a leitura com projetos direcionados para esse fim.
Reproduzo aqui a prática de uma cursista: “As dificuldades de leitura procuro sanar desenvolvendo no aluno o gosto pela leitura, proporcionando momentos de leitura lúdicos e descontraídos. Deixo-os ficar nos bancos debaixo de árvores, na porta da sala. Com isso percebi que aqueles que não gostavam de ler estavam totalmente absortos pela leitura, e depois, contavam entusiasmados o que leram. Ainda faziam desenhos, resenhas,
Para sanar as dificuldades de escrita peço ao aluno que desenhe a parte que mais gostou, e depois, explique por escrito o seu desenho. Recorrem ao dicionário ou perguntam sobre alguma palavra (escrita/significado). Isso melhorou muito o desempenho da escrita daqueles que não escreviam de maneira alguma”.

11. Que evoluções você percebeu nos seus alunos a partir do Gestar II?

Foi percebida uma evolução significativa na sociabilidade dos alunos ao desenvolverem os trabalhos em grupo.
Um número, menor, cita evoluções de leitura e escrita, fluência verbal e desinibição na apresentação de trabalhos.

12. Comente a socialização das práticas pedagógicas nas oficinas.

Unanimidade ao considerar o momento mais interessante do Gestar II. A troca de experiências, alegrias e em alguns momentos angústia entre colegas, vislumbra a solução de forma simples para impasses considerados complicados.


Chamo a atenção para o fato de o programa ter iniciado no fim de maio/2009, quando já havia um planejamento em curso. Acredito que a partir de 2010, o programa estará de fato implementado, fazendo parte do planejamento anual dos participantes e apresentará resultados excelentes. Afinal, ainda estamos em processo de gestação!

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